Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
SPTrans

Ônibus em SP perdem passageiros após liberação do transporte por aplicativo

O sistema de ônibus em São Paulo perdeu cerca de 5% de seus usuários no mesmo período em que a prefeitura liberou o funcionamento do transporte por aplicativo, como Uber e 99, segundo informações do R7. Um dos possíveis cenários de diminuição também pode estar relacionado as novas estações de Metrô.

No primeiro ano de funcionamento legalizado dos apps, o sistema de ônibus municipais fizeram 2,89 bilhões de viagens de passageiros. No ano seguinte, entre maio de 2017 e abril de 2018, esse número caiu para 2,85 bilhões. Em 2019 até o mês de abril de 2019, foram 2,74 bilhões de viagens de passageiros. Anualmente, o total de viagens ficava na média de 2,9 bilhões de viagens por ano.

A chegada do meio de transporte por aplicativo popularizou as corridas de automóveis, barateando os custos. Por outro lado, o sistema de ônibus ainda registra reclamações relacionados a má prestação de serviços.

Um levantamento do site “Fiquem Sabendo” apontava que no ano passado, as três principais reclamações foram “não atender embarque e desembarque”, “intervalo excessivo da linha” e “tratar o público em geral com falta de respeito”.

Ônibus VS Metrô

A SPTrans disse ao jornal que este cenário está relacionada com a inauguração de novas estações e trechos de linhas do sistema metroferroviário.

Com a inauguração da extensão da Linha 5-Lilás do Metrô, que agora liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin, passando pela Santa Cruz, o número de usuários em linhas municipais gerenciadas pela SPTrans caiu, sobretudo em trajetos similares a linha metroviária.

É o que revela o relatório “Passageiros Transportados – 2018“, na página da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo.

Em um dos casos, a queda de passageiros foi de na ordem de 63%. É o caso da Linha 675L – Terminal Santo Amaro – Metrô Santa Cruz, que cobre um trajeto parecido com a Linha 5-Lilás.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus