Vídeos

O que é People Mover? Confira 6 países que usam o meio de transporte

Nesta semana, o governo de São Paulo e o Federal anunciaram a construção de um People Mover para ligar a estação da Linha 13-Jade com os terminais de embarque do Aeroporto de Guarulhos. O sistema tentará corrigir o problema da distância entre a estação da CPTM com os terminais de embarque, que ficam bem distantes um do outro.

Mas afinal o que é People Mover? É um sistema de transporte de massa totalmente automático. O termo é geralmente usado somente para descrever sistemas que operam em pequenas áreas, tais como aeroportos, distritos centrais ou parques temáticos.

No Brasil, podemos considerar como integrante dessa classe de transportes o Aeromóvel, que faz a conexão com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e os trens da Trensurb.

O termo people mover é genérico e pode ser considerado de tecnologias como o monotrilho, trilhos, transporte automático ou maglev. A propulsão pode envolver motores elétricos convencionais de bordo, motores lineares ou tração de cabo.

1 – Alemanha.

São pelos menos dois sistemas de people mover, um suspenso chamado de SkyTrain no Aeroporto de Düsseldorf e o outro no Aeroporto de Frankfurt.

2 – Estados Unidos

Os Estados Unidos contam com pelo menos 5 sistemas, destacando o de Detroit, Michigan que anda em um ambiente urbano, o Jacksonville Skyway, que circula na Flórida, que inclusive opera com tarifa zero, e em Miami chamado de Metromover, também que circula em regiões urbanas.

3 – França

A França conta com um sistema de people mover chamado de Poma 2000 operacional em Laon. A diferença dos demais é que o sistema é tracionado por cabos e liga uma estação ferroviária e a prefeitura (com inclinação máxima de 13%).

4 – Itália

A Itália conta com 3 sistemas, e destacamos aqui o Metrô de Perugia. São 4 quilômetros que liga a periferia, no oeste da cidade com a sua cidade velha, atravessando a Estação Ferroviária Fontivegge. Já a cidade de Veneza tem seu sistema de people mover, contendo trens maiores, com 4 carros.

5 – Japão

Japão é referência no transporte público, e não seria diferente com os sistemas de people mover. São pelo menos 8 sistemas, e destacamos os seguintes: Osaka, com um sistema chamado de New Tram. É operada pelo Metrô de Osaka e foi construída para servir como o principal transporte público para as habitações e instalações recentemente construídas no Porto Sul da cidade.

Outro sistema é o da cidade de Saitama, com veículos operadora manualmente e constituído por veículos com Pneus Opera na cidade em uma linha com 12,7 quilômetros.

6 – Singapura

Aberta em 1999, a rede de people mover conta com 3 linhas que fazem parte do sistema sobre trilhos do país asiático.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios