A falha em equipamento de via que afetou a Linha 1-Azul e por consequência, a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira, 18 de junho de 2019, ocasionou em lentidão na circulação metroviária entre o Jabaquara e Tucuruvi pelo menos em 4 vezes no mês de maio.
Levantamento do Via Trolebus apontou que a linha 1 teve aumento foi de 50% no número de ocorrências . Em abril, a linha 1 registrou 18 ocorrências contra 27 em maio. Das 27, em 4 delas a companhia informou que “falha em equipamento de via na estação Jabaquara” afetava a circulação das composições.
Metrô confirma falhas
A operadora informou por meio de nota ao Via Trolebus que “no mês de maio foram 7 os Incidentes Notáveis nesta mesma linha principalmente ocasionado por falhas em dois equipamentos de via nas regiões de Jabaquara e Tucuruvi.
A empresa diz também que “incidentes Notáveis (IN) são aquelas ocorrências que prejudicam a circulação dos trens por um período de 5 minutos além do intervalo programado” e que “a quantidade de incidentes notáveis se mantém nos padrões internacionais de qualidade e segurança, mostrando que o Metrô paulistano é um sistema de transporte regular, confiável e seguro, considerado internacionalmente como um dos dez melhores do mundo.”