A Bombardier apresentou seu novo sistema de segurança chamado de Compas (Sistema de Assistência de Prevenção e Colisão em Colisão e Prevenção de Excesso de Velocidade) para VLTs Urbanos durante a Conferência Global de Transporte Público da UITP em Estocolmo.
A tecnologia foi desenvolvida em cooperação com os parceiros de pesquisa da fabricante e o Instituto Austríaco de Tecnologia e Missão Integrada.
A funcionalidade combina duas funções de assistência ao motorista, uma prevenção de excesso de velocidade com base na visão do condutor, e um sistema automatizado de assistência na detecção de obstáculos. É projetado para garantir que o operador sempre mantenha controle total sobre o veículo, usando dados do percurso de forma digital e odometria visual para evitar que o veículo exceda seus limites de velocidade pré-definidos.
“Concluímos a fase de desenvolvimento da Compas e iniciaremos em breve a avaliação operacional em duas frotas de veículos existentes”, afirma Christian Diewald, diretor administrativo da Bombardier Transportation na Áustria.
Segundo Diewald, sistemas na Áustria, e em Blackpool, na Grã-Bretanha, devem testar o sistema, que deverá receber autorização para serviço comercial até meados de 2020, com funções adicionais, como maior autonomia do veículo, permitindo operação automatizada nos pátios de manutenção.
A Compas baseia-se no Sistema de Assistência à Detecção de Obstáculos da Bombardier (ODAS), introduzido em Frankfurt, na Alemanha, em 2017.