O transporte sobre trilhos é considerado seguro na malha ferroviária paulista. A tecnologia de controle de trens foi se aperfeiçoando, assim como os procedimentos das operadoras. Mas, a história mostra algumas catástrofes que deixaram mortos e feridos na rede sobre trilhos de São Paulo:
1 – Acidente ferroviário de Itaquera
Considerado o pior da história, o acidente ferroviário de Itaquera ocorreu no dia 17 de fevereiro de 1987, quando o transporte sobre trilhos era em parte administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Em torno das 15:27 horas, quando a primeira composição finalizava a manobra de desvio, os dois comboios se chocaram. O primeiro trem estava a uma velocidade de aproximadamente 40 km/h, enquanto a segunda estava a 70 km/h, causando um choque que rompeu a estrutura metálica de ambas as composições. O choque provocou 51 mortes (sendo 31 no local) e 153 feridos.
2 – Acidente ferroviário de Engenheiro Goulart
O acidente ferroviário de Engenheiro Goulart aconteceu na noite de 5 de junho de 1959, na zona leste de São Paulo, quando dois trens de passageiros colidiram frontalmente. Foram 50 vítimas fatais
3 – Acidentes ferroviários de Perus
O bairro de Perus no extremo norte de São Paulo já foi palco de três acidentes envolvendo trens. O primeiro, em 1969, foi um choque entre dois trens ocorrido na Estrada de Ferro Santos Jundiaí nas proximidades da fábrica de cimento Perus. No choque morreram 40 passageiros e outras 300 ficaram feridas. Já o segundo foi 1987, quando dois trens da CBTU, a 2 km da estação de Perus, se chocaram, deixando 231 pessoas feridas.
Outro incidente mais conhecido foi em 2000, quando duas composições de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM se chocaram após uma delas perder o sistema de freios por conta de uma pane elétrica. Deixou pelo menos 12 mortos e 90 feridos.
4 – Batida de trens na Serra do Mar
Em Janeiro de 1968, sete pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas depois da batida de um trem de carga com trem de passageiros dentro de um túnel na serra do Mar.
5 – Trem de Estudantes
Vinte e quatro mortos e 66 feridos foi o saldo após duas composições se chocarem no mesmo sentido. Uma delas havia deixado a então Estação Roosevelt. Às 7h46, 2 quilômetros depois da estação de Suzano, em direção ao distrito de Jundiapeba, uma interrupção na energia elétrica fez com que a composição parasse.
Na mesma via, também em direção a Jundiapeba, circulava outra composição movida a diesel, que após passar por Suzano, uma falha de comunicação não o reteve na plataforma. O problema de comunicação liberou em Suzano o trem a diesel que, 2 quilômetros a frente bateu no trem dos estudantes.
6 – Trem da Fepasa em Itapevi.
Em Janeiro de 86, 102 pessoas ficaram feridas após um trem da Fepasa choca-se com uma composição parada em Itapevi.
7 – Acidente entre trens da CBTU entre Luz e Barra Funda.
Locomotiva avançou o sinal vermelho e bateu em trem da CBTU, entre as estações Barra Funda e Luz. Duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas. O acidente ocorreu em maio de 1994.
8 – Rio Grande da Serra
Em maio de 95, 83 pessoas ficaram feridas após um trem que vinha de Rio Grande da Serra ser atingido por outro.
9 – Choque entre trens da série 8000 em Barueri
De acordo com a CPTM, por volta das 8h uma maquinista passou mal, não conseguiu frear e bateu em um trem vazia que estava parada na plataforma da estação, quando realizava manobras. Sete pessoas ficaram feridas.
10 – Choque entre trens em Franco da Rocha
Em trem de carga descarrilou e bateu em uma composição de passageiros próximo à estação Franco da Rocha, da Linha 7-Rubi. A ocorrência foi por volta das 11h20, em uma quarta-feira do ano de 2013. Ao menos 16 pessoas ficaram feridas.
11 – Choque entre trens na estação Palmeiras – Barra Funda
Ao menos 14 pessoas ficaram feridas em 2011, quando que dois trens da CPTM se chocaram na Barra Funda.
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