A VLT Carioca que opera o Veículo Leve Sobre Trilhos no Rio de Janeiro solicitou autorização de operação da Linha 3 do sistema à prefeitura. O trecho deve ligar a Central do Brasil até o aeroporto Santos Dumont.
A operadora precisou renegociar fornecedores e teve até que demitir funcionários por conta da falta de pagamento por parte do poder público, previsto em contrato.
“O projeto foi concebido para ser uma parceria público privada e a concessionária vem envidando todos os esforços para cumprir os termos do contrato em respeito aos usuários e aos comerciantes da região. Vamos seguir buscando o cumprimento do contrato também por parte da Prefeitura. Entendemos que perder um investimento deste porte é tirar da cidade um projeto moderno de mobilidade urbana”, afirma Marcio Hannas, presidente do VLT Carioca, segundo o jornal “O dia“.
O novo e último trecho previsto terá 10 paradas e 1,8 km de extensão, operados por cerca de 10 trens. Então, o sistema completa 28 km de extensão, 29 paradas e 32 trens em operação.