O vice-presidente de Países do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Alexandre Meira da Rosa, citou o Projeto de Trens Intercidades – TIC antes da realização do Fórum PPP Américas na República Dominicana.
Na avaliação dos representantes da entidade, o principal problema é a inconsistência nos projetos. “O gargalo do desenvolvimento de infraestrutura na região não é financiamento. Não faltam recursos privados interessados em investir, faltam projetos”, disse Alexandre, de acordo com a Agência de Notícias Efe.
Foram destacados, além da hidrelétrica de Reventazón, na Costa Rica, o projeto do Trem de médio percurso, que ligará Americana, Campinas, Jundiaí e São Paulo.
O Governo do Estado espera lançar até o final deste ano, uma Parceria Público-Privada – PPP para concessão dos serviços que inicialmente vai ligar São Paulo até Campinas, passando por Jundiaí. O Concessionário deverá além de operar o serviço expresso, outros dois paradores: Um entre a capital e Francisco Morato, hoje conhecido como Linha 7-Rubi, e outro entre Francisco Morato e Campinas.