BRT Monotrilho

Troca de monotrilho da Linha 18-Bronze por BRT ganha força, diz jornal

A troca da tecnologia do monotrilho na Linha 18-Bronze por um sistema de corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT ganhou força entre representantes do governo estadual, segundo informou o jornal “O Estado de São Paulo“. O ramal ligaria São Paulo até São Bernardo do Campo, passando por São Caetano do Sul e Santo André.

Há um entendimento entre integrantes do governo de que um sistema de ônibus poderia dar conta do recado. “Nunca houve viabilidade para um monotrilho em termos de transporte de passageiros por dia. Para compensar, teriam que rodar 350 mil passageiros/dia. Hoje a estimativa é de 220 mil. O BRT mais do que suficientemente atende a demanda a um custo bem inferior”, disse uma fonte ouvido pelo jornal.

No entanto, não há ainda uma decisão final.  Existe um temor dentro do governo de que uma eventual quebra de contrato com o Consórcio Vem ABC, responsável pelas obras, atrapalharia planos futuros do estado em licitar outros projetos. Este cenário poderia contaminar a disposição dos investidores em participar de empreendimentos.

A publicação ouviu Maciel Paiva, diretor do Vem ABC, que diz que a empresa não tem sido oficialmente notificada sobre as movimentações do governo e que a demanda do monotrilho deve superar os 350 mil usuários.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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