A empresa Irizar entregou 43 ônibus elétricos para a cidade Francesa de Amiens, localizada a 120 km ao norte de Paris, e os veículos articulados devem operar um sistema de corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT.
Segundo a fabricante, trata-se dos primeiros veículos na Europa com tecnologia de carga dupla, pela qual podem receber cargas rápidas de 4 a 5 minutos para alcançar uma autonomia de 40 km de serviço, por meio de carregadores aéreos localizados em pontos de parada e terminais, além da carga mais completa feita na garagem durante a noite, que fornece 100% de capacidade de carga num intervalo de 3 a 4 horas.
A Irizar é um grupo espanhol fundada em 1889, e está localizada em Ormaiztegi, no País Basco. Possui presença comercial em mais de 90 países.
É a construtora líder de mercado de carrocerias de ônibus na Espanha (com uma participação de mercado de mais de 40%), e ocupa o segundo lugar na Europa.
Além de sua principal fábrica no País Basco, que produz cerca de 1400 unidades por ano, a Irizar também possui fábricas em outros países: em Skhirat (Marrocos), Botucatu (Brasil), Querétaro (México) e Centurion (África do Sul).
Juntos, produzem mais de 3.500 veículos integrais por ano. O grupo Irizar também é dono da Hispacold, que produz sistemas de ar condicionado para ônibus, e da Masats, fabricante de portas e rampas automatizadas de ônibus.
Além da sua própria gama de veículos, trabalha em estreita colaboração com a Scania, além de manter parcerias com a MAN, Volvo e a Mercedes-Benz.
1 comentário