A cidade de São Paulo teria um projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT para atender a região central, e que poderia atender ao futuro Parque Minhocão. A informação é do jornal Folha de São Paulo, em reportagem sobre consulta pública do fechamento da via elevada para carros, e a construção do novo parque.
O texto cita estudos para o meio de transporte, no entanto, sem data definida. Seria um anel de transporte para unir os pontos de alta atratividade na região central.
A administração municipal já discutiu um projeto similar, mas que dava conta de um Veículo Leve Sobre Pneus – VLP em um trajeto em linha circular de 12,8 km pelo centro.
O eixo de transportes teria 2 sentidos. No sentido horário, teria 5,8 km de extensão e 18 paradas. No sentido anti-horário, seguiria por 7 km, com 20 paradas.
O VLP passaria pelos principais localidades do Centro como Praça da Republica, Largos do Arouche e Paissandu, Pinacoteca, Sala São Paulo e Theatro Municipal.
A ideia foi debatida na gestão do ex-prefeito João Doria, hoje governador do estado. Na nova administração de Bruno Conas, no entanto, não há menção de que o meio de transporte possa sair do papel.
comentários