CPTM

Governo de SP anuncia obras da futura estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda da CPTM

Neste sábado, 11 de maio, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, juntamente com o vice-governador, Rodrigo Garcia, estiveram na futura estação Mendes – Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, para anunciar o início das obras da estação Varginha.

De acordo com um publicação no facebook da pasta, serão beneficiados os moradores da Estrada dos Mendes e dos bairros Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

A estimativa é que mais 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9 diariamente, com a extensão de 4,5 km. Atualmente cerca de 600 mil usuários circulam na linha que liga Osasco até o Grajaú, sendo que em grande parte de seu trajeto, corre na marginal pinheiros.

No dia 23 de abril, foi homologado a continuidade de obras da ferrovia entre as estações Grajaú e Varginha. O custo é de R$ 87 milhões e o contrato vale por 30 meses, sendo 18 meses para as obras e 12 meses para a operação assistida, o que indica entrega do trecho no final do ano que vem, se não houver nenhum atraso.

As construções tiveram início em 2013, como promessa de campanha do ex-governador Geraldo Alckmin em campanha ao governo estadual em 2010. No entanto, em 2016 os trabalhos foram paralisados, por conta da incompatibilidade de uma concorrência pública com recebimento de recursos do antigo PAC do governo Federal. Então, a administração estadual decidiu tocar a ferrovia com recursos próprios.

O Governador do Estado de São Paulo, em exercício Rodrigo Garcia, realiza visita ao Terminal de ônibus de Varginha e obras da linha 09. Local: Varginha/SP Data: 11/05/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus