Ônibus

Empresa esclarece que Curitiba não testou ônibus autônomo, após confusão com motoristas

Recentemente foi divulgando em diversos sites, inclusive no Via Trolebus, que a cidade de Curitiba testaria um ônibus autônomo. No entanto, uma informação errônea por parte da própria empresa fornecedora da tecnologia, causou uma certa confusão na capital do Paraná, onde um grupo de motoristas temeu por demissões.

A VIA Technologies, multinacional de Taiwan, por meio de nota, disse que os testes que foram realizados na região envolvem o sistema VIA Mobile 360 ADAS, que proporciona mais segurança e eficiência ao transporte público, pois é capaz de captar imagens de tudo o que acontece ao redor do EV Bus, interpretá-las e compará-las a outras informações enviadas por outras fontes.

Embora a tecnologia viabilize que o veículo trafegue de maneira autônoma, ao ser adotado no Brasil, ele não dispensará a presença e a intervenção do motorista.

Segundo ainda a fabricante, a tecnologia foi sim testada com êxito em algumas empresas do segmento de transporte público brasileiro, mas não com o objetivo de adotar ônibus completamente autônomos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus