Ônibus

Curitiba testa ônibus autônomos

A cidade de Curitiba deve ter testes com ônibus autônomo de tecnologia Chinesa. O veículo produzido pela Enchi Auto, é elétrico e conta com quatro câmeras capaz de captar imagens de 360 graus ao redor do veículo.

O Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), sensor localizado na dianteira do coletivo, possui análise de vídeo, que identifica e interpreta todas as variáveis na operação no veículo, como a velocidade praticada, placas, faixas de rolamento, entre outros.

Um algoritmo avançado leva em conta a distância dos demais veículos, e a presença de pedestres ou obstáculos. O ônibus ainda obedece trajetos pré-estabelecido e paradas programadas.

A operação, por enquanto, será em caráter de testes, sem passageiros. Mas especialistas no setor acreditam que o sistema ganhe força com a chegada do 5G e que até 2022, cerca de 190 mil veículos autônomos rodem em todo o mundo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus