O Governador de São Paulo, João Doria, anuncia nesta segunda-feira, 27 de maio, o início das construções da estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata. Será a 11ª do monotrilho que liga a Vila Prudente em direção ao extremo leste da capital paulista.
A nova parada deve dar acesso a rede metroferroviária à 400 mil passageiros, que devem ser beneficiados pela extensão. A linha 15 atualmente está em obras no trecho entre Jardim Colonial até Vila União, com as estações São Mateus, Fazenda da Juta, Sapopemba e Jardim Planalto.
Com exceção da Jardim Colonial, as demais paradas em construções são prometidas para serem entregues até o final deste ano. Já a última estação, em 2021.
Expansão até Cidade Tiradentes
O projeto original do monotrilho é para chegar até a estação Cidade Tiradentes. O governo estadual deixou de anunciar a extensão para focar nas estações em obras. O trecho, no entanto, para ser construído, depende do alargamento e adequação da Avenida Ragueb Chohfi.
Ainda sim, a Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, planeja a extensão da Linha 15-Prata após a estação Jardim Colonial, levando o monotrilho até a Avenida Jacu Pêssego. A extensão de 2,8 km contempla duas estações: Boa Esperança e Jacu Pêssego. A informação consta em uma apresentação da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, na qual o Via Trolebus teve acesso, mas que é negada sua existência pela pasta.
O cronograma de entrega seria para 2023, com investimentos previstos em R$ 1,1 bilhão. Não há, no entanto, previsão de obras.
1 comentário