Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM retira dois trens da série 1700 de circulação

Dois trens da série 1700, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, foram baixados nesta semana, segundo informações apuradas pelo Via Trolebus, e agora apenas seis composições do modelo prestam serviços na Linha 7-Rubi, que liga a estação da Luz até Francisco Morato e Jundiaí.

Há a expectativa de que todos os antigos trens fabricados a partir da década de 70 saiam de cena, coma chegada de toda a frota com 30 unidades da série 9500.

O TUE série 1700 foi o último grande projeto da Mafersa adquirido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Em 1980, entrou em operação na Superintendência de Trens Urbanos do Rio de Janeiro (CBTU/STU-RJ).

Somente em 1987 a série chegou em São Paulo por meio da Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo (CBTU/STU-SP), chamada na época de série 700.

Durante muito tempo, a série deteve o melhor MKBF (índice de falhas por quilômetro rodado) de toda a frota da companhia.

Desde o ano de sua fabricação ate os dias atuais, somente uma unidade da entrega original foi baixada por perda total (1739/1740), no acidente na estação Perus em 28 de julho de 2000.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus