A Alstom anunciou a produção de 50 unidades do seu modelo de ônibus Aptis totalmente elétrico. Depois que a empresa de transportes de Estrasburgo CTS encomendou doze unidades em março, a operadora de transporte público RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) de Paris está comprando 50 unidades.
O design do Aptis é baseado em bondes, e caracterizado por quatro rodas orientáveis, e um piso baixo e plano. De acordo com a fabricante, o modelo também oferece 25% a mais de área de janela que os ônibus convencionais. Para a região metropolitana de Paris, foram encomendados modelos de 12 metros de comprimento, que têm três portas e podem ser carregados durante a noite na garagem.
O veículo pode rodar entre 150 e 250 km após uma carga, dependendo da configuração da bateria. A Alstom pretende arrendar as baterias para os operadores de transportes públicos, a fim de amortecer os encargos financeiros para os clientes na compra dos ônibus elétricos.
A operadora RATP tem planos de adquirir até 800 coletivos elétricos até 2024. Além da Alstom, a Heuliez Bus e a Bolloré ganharam pedidos de compra.