Aviação Mobilidade Urbana

Airbus firma parceria com operadora de transporte coletivo francesa para soluções inteligentes

O operador de transportes públicos de Paris, o RATP Group, assinou uma parceria com a fabricante de aviões Airbus para explorar a viabilidade de desenvolver “serviços de mobilidade aérea urbana” na região de Île-de-France, que é uma das 13 regiões administrativas da França.

A parceria tem como objetivo, propor soluções inovadoras para o conceito de cidades inteligentes. “Além do transporte de massa, que continua sendo nosso principal negócio, é importante que o Grupo RATP desenvolva seu conhecimento humano e técnico para desenvolver nova mobilidade e novos serviços para a cidade inteligente”, disse a CEO Catherine Guillouard, diretora executiva da RATP.

A longo prazo, os parceiros pretendem estabelecer um “amplo ecossistema de parceiros relevantes” para desenvolver essa nova oferta de transporte em outras grandes cidades ao redor do mundo”.

Um dos projetos seria uma veículo aéreo autônomo. “Vôos autônomos não fazem mais parte da ficção científica”, disse o CEO da Airbus, Guillaume Faury. A operadora é um dos principais atores das soluções de mobilidade urbana. Sua experiência com o transporte de passageiros atraíram atenção da Airbus para a formatação da parceria.

A Régie Autonome des Transports Parisiens ou RATP é a empresa responsável pelos transportes públicos em Paris e nos seus arredores. A empresa gera o serviço do metrô, ônibus e Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus