O trem da série 3000, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, voltou a prestar serviços no último sábado, 20 de abril, depois de um tempo inoperante. A composição fabricada pela Siemens operou no Expresso Linha 10 +, entre Santo André e a Luz, mas teve problemas e precisou ser recolhido. Em seu lugar, um trem da série 2100 operou no serviço semi-expresso.
Os comboios devem passar por uma revisão geral nos próximos meses e existe a expectativa que os trens recebam novo padrão visual.
Histórico
As composições foram adquiridas inicialmente para operar no que seria a “Linha I” da CPTM, entre o Brás, Luz e Barra Funda, na chamada integração centro. Depois foram realocados para a Linha 9-Esmeralda, para fornecer suporte à série 2100 e, posteriormente, à 2070 também. Por lá ficaram até o final de 2010, quando as 10 unidades de 4 carros se transformaram em 5 unidades de 8 carros e foram prestar suporte operacional na Linha 8-Diamante, que necessitava de trens para operar junto com os série 5000 e 5500/5550 operantes na época.
Com a entrada da nova série 8000, todos os operantes foram retirados, e o chamado trem musical passou a rodar na Linha 7-Rubi.
O apelido “trem musical” se deve ao som peculiar de partida do veículo, que lembra um instrumento musical. Foi o primeiro trem a operar no Brasil com corrente alternada, alimentados por inversores trifásicos.
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