CPTM

Terminal 2 pode ter estação da Linha 13-Jade da CPTM

O planos do governo estadual em ligar a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, com os terminais de embarque do Aeroporto de Guarulhos, pode não ficar apenas na construção de uma passarela gigante, com 1,4 km.

De acordo com dados de uma apresentação que seria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, uma nova estação poderia ser construída no terminal 2. A informação foi publicada também no site Metrô/CPTM. Grande parte das informações contidas nesta apresentação, tem se mostrado verdadeira, como a compra de trens e prazos de futuros projetos, confirmados por autoridades.

A antiga extensão da Linha 13 rumo ao bairro do Bonsucesso previa o traçado da ferrovia ao norte do terminal. Nas projeções da apresentação, conta com o atendimento no terminal 2, com prazo de de entrega para 2024:

A possível solução poderia resolver uma outra questão que seria um problema na expansão da ferrovia: o projeto de construção de uma nova pista que poderia conflitar com o elevado que abriga os trens.

Outra informação é que a companhia estaria estudando a operação definitiva da Linha 13 até o Brás.

Expansão da Linha 13 rumo no trecho Aeroporto-Bonsucesso:

  • +9,5 Km de extensão;
  • 4 novas estações;
  • Demanda estimada adicional: 233 mil passageiros/dia;
  • Investimentos previstos: R$ 1,66 bi;
  • Prazo: 2024;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus