San Diego, cidade no sul do estado da Califórnia nos Estados Unidos, recebeu seus primeiros Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT produzidos pela Siemens, chamados de geração S700.
Os trens devem prestar serviços na linha azul e são da terceira geração de veículos de piso baixo introduzidos na rede de trilhos leves do Sistema de Trânsito Metropolitano, conhecido pela sigla MTS, desde 2005.
A autoridade de mobilidade encomendou 45 veículos em 2016. O primeiro chegou em agosto de 2018, com os demais veículos previstos para serem entregues nos próximos dois anos.
Os VLTs S700 contam com uma seção central redesenhada para melhorar o fluxo de passageiros e fornecer acessibilidade com a possibilidade de transporte de cadeiras de rodas e passageiros com mobilidade limitada.
Malha de VLT
O serviço de Metrô leve é operado pelo San Diego Trolley Incorporated (SDTI), sendo chamado por seu moradores de “o trolley“. Três linhas são operadas e distinguidas por suas cores: a Linha Azul , a Linha Verde e a Linha Laranja. Aproximadamente 120.000 passageiros são transportadas no Trolley todos os dias da semana nos últimos dois anos.
O sistema foi inaugurado na década de 80, e conta atualmente com mais de 81 km de extensão, e 128 trens que prestam serviços em 55 estações.
Em 2016, Caio Lobo, que é colaborador do Via Trolebus, foi conhecer o sistema trolley de perto.