O Metrô de Paris avalia implementar serviços noturnos, assim como linhas de Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT, anunciou a presidente da Ile-de-France, Valérie Pécresse, uma das 13 regiões administrativas da França. Os testes devem ocorrer ainda neste ano.
“Para relançar a saída em Paris, decidi quebrar um tabu e administrar o transporte 24 horas por dia”, twittou Valérie.
A medida contempla seis linhas de metrô e três rotas de bondes que funcionariam durante a noite, um sábado por mês, entre 14 de setembro de 2019 e 7 de março de 2020.
Nem todas as estações ficariam abertas no período noturno, e as frequências de ônibus em algumas rotas serão aumentadas para cobrir as conexões.
Autoridades acreditam que o projeto deve impulsionar a vida noturna na cidade e são respostas aos apelos das indústrias de turismo e entretenimento.
A RATP – Régie Autonome des Transports Parisiens, empresa responsável pelos transportes públicos em Paris e nos seus arredores, é contratualmente obrigada a fornecer até cinco noites por ano de serviço durante toda a noite como parte de seu contrato com a autoridade de transporte Ile-de-France Mobilités.
Após o último sábado, a Ile-de-France analisará o sucesso da medida e decidirá se continuará com os serviços noturnos de forma permanente.
1 comentário