A atual malha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que hoje conta com aproximadamente 270 quilômetros, deve ganhar nos próximos anos 4,5 km, que fazem parte da extensão da Linha 9-Esmeralda entre Grajaú e Varginha.
No entanto, nenhuma outra expansão deverá ser lançada pela empresa no próximo quadriênio. A informação é do presidente da operadora, Pedro Moro, durante reunião com sites e blogs do setor dos transportes, no último dia 6 de abril.
Projetos não faltam. Um deles, da conta de uma ligação perimetral entre o ABC Paulista até Guarulhos, a chamada Linha 14-Ônix, onde é previsto um VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos passando por vias importantes como a Jacu Pêssego.
Outra extensão ambiciosa é o projeto Arco Sul, um eixo de transporte com 65 km, ligando Alphaville, em Barueri, ao ABC. Mapas com a futura rede divulgados entre os anos de 2013 e 2014 revelavam o projeto que partiria da estação Pirelli, cortando São Bernardo do Campo, Diadema, bairros do extremo sul da cidade de São Paulo, e cruzaria com linhas como a Linha 9-Esmeralda, Linha 5-Lilás, Linha 4-Amarela, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.
Existe ainda um estudo de levar a Linha 11-Coral ao Distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes. Em 2011, um relatório elaborado pela CPTM dava conta de que a extensão elevaria a demanda do Expresso Leste em 9%.
Todavia, a companhia deve nos próximos anos focar na melhoria dos serviços, segundo o que disse Pedro Moro, com a redução de intervalos e o aumento na oferta de lugares.
A expansão da rede de trens poderá ser trocada pela iniciativa privada, com os trens intercidades e o serviço parador de Campinas, se o governo estadual conseguir tocar a concorrência pública deste meio de transporte.
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