O Governo Federal tem a intenção de participar do projeto paulista de trem intercidades. O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, disse nesta quarta-feira, 3 de abril, que a administração Federal deve ajudar. Em uma audiência da comissão de transportes teve o TIC como destacado pelo ministro.
O compartilhamento da via férrea, que atualmente conta com trens cargueiros, pode ser compartilhado com as composições de passageiros. A concessão com as empresas de frete está no fim, e o plano do governo é negociar o uso compartilhado como uma condição para renovar a autorização.
Tarcísio deve conversar com o governador João Dória na próxima semana sobre o projeto de trem regional.
PPP
A publicação do edital de licitação do trem de média distância junto com a concessão da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, pode sair até dezembro deste ano, segundo uma apresentação sobre investimentos na qual o Via Trolebus acesso. No entanto, sua existência é negada pela Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM.
A empresa ou consórcio que vencer a disputa, terá que operar tanto o serviço metropolitanos, quanto o de médio percurso. Haverá serviços expressos e paradouros no eixo entre a Barra Funda, Jundiaí e Campinas. Há a possibilidade de levar o serviço até Americana.
Resumo:
- Serviço Expresso: Barra Funda – Jundiaí – Campinas: 102 km, 3 Paradas, Tempo de viagem: 60 min;
- Serviço Parador: atendendo Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí e integrando com a Linha 7 – Rubi em Francisco Morato – 65 km, 9 Paradas;
- Concessão de 30 anos;
- Total investimentos estimado: R$ 7 bilhões;