O Governo Federal anunciou que investirá R$ 1 bilhão para a extensão do metrô de Belo Horizonte. O anunciou veio após declarações de que a rede sobre trilhos podeira ser expandida em contrapartida da renovação da concessão de ferrovias.
O anúncio do aporte foi dado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante uma reunião com a bancada de Minas Gerais na Câmara Federal. Os recursos, de acordo com o deputado Zé Silva (SD), seriam da mineradora Vale, que busca a renovação da concessão da ferrovia Vitória a Minas (EFVM).
Mas segundo Áurea Carolina (PSOL), a concessão ainda não foi aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Este processo (de renovação) está em curso e já teve parecer contrário dentro do próprio governo. Ele (o ministro Tarcísio Freitas) fez um anúncio de uma coisa que não está certa”, explicou.
A linha 2 do Metrô de BH ligaria a Região do Barreiro à estação Calafate, no bairro de mesmo nome. Há projetos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU para a ampliação do meio de transporte. Obras foram iniciadas em 1998, mas paralisadas em 2003, permanecendo assim até hoje.