“Vamos colocar os trens da CPTM no padrão Metrô”. A mesma frase foi usada em décadas diferentes. José Serra, em 2008, quando entregava uma nova estação para a Linha 12-Safira, e João Doria, em diversas entrevistas e até na campanha eleitoral.
A promessa de tornar os serviços de trens urbanos para o padrão atual nas linhas metroviárias corresponde a reduções no intervalo e melhorias nas estações. No entanto, passados mais de 10 anos, nem todos os aspectos evoluíram.
A frase usada pelos governadores as vezes incomoda trabalhadores da ferrovia, uma vez que a companhia possui caraterísticas diferentes da operação metroviária, como o espaçamento de estações e o carregamento.
Em todo casos, os governantes insistem nesta definição.
Nomenclaturas
Também em 2008, a administração pública alterou a nomenclatura das linhas para, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM, promover “a uniformização da comunicação visual dos dois sistemas e para facilitar a locomoção e a localização dos usuários e de turistas”, integrando-as à nomenclatura utilizada pelo Metrô.
Quando a CPTM foi criada, em 1992, as linhas já tinham cada uma sua cor e seu nome. Os nomes foram unificados, sendo chamadas por letras, em ordem alfabética:
- Linha A – Marrom (Luz/Francisco Morato/Jundiaí)
- Linha B – Cinza (Júlio Prestes/Itapevi/Amador Bueno)
- Linha C – Celeste (Osasco/Jurubatuba/Varginha)
- Linha D – Bege (Luz/Rio Grande da Serra/Paranapiacaba)
- Linha E – Laranja (Brás/Guaianases/Estudantes)
- Linha F – Violeta (Brás/Calmon Viana)
Intervalo de trens
Não apenas as nomenclaturas, mas os serviço entre as duas empresas, de forma a se assemelharem, também era alvo das promessas. No final de década passada, já eram previstos intervalos de 3 minutos em todas as linhas.
Os prazos para instalação de novos sistemas de sinalização que permitiria a redução dos intervalos nos então 260 km de linhas metropolitanas, foram dadas a partir de 2007, e até 2012 todos as ligações ferroviárias deveriam contar com a nova funcionalidade.
Os intervalos de fato reduziram, sem que a empresa tenha conseguido implantar as tecnologias. Parte deste feito foi com a compra de novas composições. Nas linhas 9-Esmeralda e 11-Coral, em alguns trechos e alguns horários, o intervalos chega a 4 minutos. Mas nas demais os intervalos no horário de pico são a partir de 5 minutos.
Em termos comparativos, o intervalos entre trens na Linha 3-Vermelha do Metrô, o intervalo no pico é de dois minutos. Na década passada, a espera nas plataformas dos trens metropolitanos eram superiores a 10 minutos.
Estações
Parte das estações foram reformadas. No entanto, uma outra parte considerável ainda não é acessível. Isso significa que 32 das 94 paradas ainda não estão prontas para receber pessoas com deficiência. A atual administração tem como meta a readequação de 32 estações, com previsão de entrega para 2022.
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