YouTube video
SPTrans

Espera por ônibus em linhas noturnas de SP está mais demorada

Criada em 2015, a rede noturna de ônibus da capital paulista teve alterações em intervalos, sendo que a espera pelos coletivos aumentou. A informação veio primeiro no site Circular Avenidas, e a SPTrans confirmou ao Via Trolebus os ajustes.

No entanto, não houve aviso prévio das mudanças. Alguns intervalos passaram de 15 para 20 minutos, e foram cortadas uma partida por hora. Foram ao todo 23 linhas do sistema estrutural que tiveram as reduções. Estas ligações geralmente passam em vias de grande movimento e ligam os terminais ao centro

Além disso, outras 14 linhas do sistema local, aquelas que circulam nos bairros, também tiveram os cortes. O intervalo que era de 30 minutos passou para 40. A cidade conta com 150 linhas que operam entre a meia noite e as 4h da manhã.

A SPTrans nos disse  que “algumas linhas noturnas tiveram ajustes em suas programações horárias de viagens, em virtude da consolidação do número de passageiros transportados desde a sua implantação. A rede noturna apresenta 98% no cumprimento e pontualidade das viagens programadas”.

A rede foi criada com o objetivo de cobrir o transporte noturno em uma época onde se questionada do porquê o metrô não funciona 24 horas por dia. Alguns trajetos de ônibus cobrem a malha metroviária.

Não é possível estender a operação do transporte sobre trilhos por conta da manutenção na via e em sistemas, primordial para seu funcionamento. Em países onde o Metrô funciona 24 horas por dia, há linhas paralelas.

Já o passageiro que depende do ônibus que roda durante toda a madrugada, terá que esperar mais pela sua passagem no ponto.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus