Uma famosa esquina de São Paulo no futuro pode ganhar uma estação de integração metroviária: o encontro das avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima, que seria o local da futura parada Rebouças, onde as Linhas 20-Rosa e 22-Bordo fariam integração. A informação faz parte de uma apresentação sobre investimentos na qual o Via Trolebus acesso, no entanto, sua existência é negada pela Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM.
O usuário, entretanto, deverá ter paciência para poder embarcar em um trem na famosa esquina. Segundo as projeções contidas na apresentação, tanto o ramal rosa quanto o bordô deverá ser aberto ao público em meados de 2028. Os dois eixos podem ser tocados por meio de uma concessão patrocinada.
A Linha 20-Rosa irá da Lapa até Moema e a 22-Bordô da estação Rebouças até a Granja Vianna. Serão transportados 560 mil passageiros por dia e 447,7 mil usuários diariamente, respectivamente.
É necessário ainda estudos para os projetos. O documento aponta que já em 2020, o Governo do Estado poderá realocar recursos para as análises na Linha 20. Na linha 22, a previsão é que os estudos sejam contratados em 2021.
As duas ligações metroviárias são tratadas na apresentação como PPPs a médio prazo. A linha 20 é orçada em R$ 10,1 bi e a 22, R$ 13,7 bi.
Linha 20:
- 11,8 km extensão
- 15 estações
- 15 trens
- Integração com as Linhas 2 – Verde, 4 – Amarela, 5 – Lilás, 19 – Celeste e 22 – Bordô do Metrô e com as
Linhas 7 – Rubi, 8 – Diamante da CPTM; - Demanda estimada (MDU): 560 mil pass/dia
Linha 22-Bordô:
- 16,1 km extensão
- 13 estações
- 25 trens
- Integração com as Linhas 4 – Amarela, 20-Rosa do Metrô e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM;
- Demanda estimada (MDU):
447,7 mil pass/dia
STM nega existência de apresentação
Segundo informações do “Diário do Transporte“, a pasta diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos.
“A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”.
O documento, no entanto, circulou entre funcionários de empresas ligadas a STM.
Renato a segunda parte da linha rosa então só pra meados de 2040.
queria ver essa apresentação completa! onde acho?
Podiam fazer uma obra de ampliação da estação capão redondo.
Uma entrada só pra muita gente.
Horário de pico tu fica 15min só pra passar da catraca.
Nem sei se vou estar vivo ou apto pra ver isso, não custa sonhar.