No acidente onde um trem colidiu com outro na estação São Cristóvão, no sistema da SuperVia no Rio de Janeiro, que deixou feridos e um morto, a composição que trafegava avançou o sinal vermelho, antes de se chocar com a outra parada na estação. Ambas foram fabricadas pela Alstom.
A informação faz parte de um levantamento que está sendo feito pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes – Agetransp, que investiga o caso.
Mas, o fato do trem invadir um circuito que não estava liberado não é a causa principal. Segundo o órgão, uma combinação de dois ou três fatores podem explicar o incidente. Entre estes estariam falha humana, falha mecânica e falha de comunicação.
As informações foram obtidas por uma espécie de caixa preta dos trens. Sem prazo de conclusão, o relatório final será submetido a um conselho diretor da agência, que deverá aplicar ou não, punições à concessionária SuperVia.
A Polícia Civil, que em paralelo investiga o caso, solicitou acesso às imagens da colisão nas cabines dos maquinistas, e aguarda o recebimento do relatório do equipamento que registra os eventos das duas composições.