Sindicato diz que concessão do monotrilho é direcionada à CCR

Com leilão marcado para o próximo dia 11 de março da concessão do monotrilho da Linha 15-Prata [Vila Prudente-Vila União], o Sindicato dos Metroviários, em coletiva de imprensa, diz que a concorrência seria de “cartas marcadas” para que o Grupo CCR leve a disputa.

O grupo, além de gerir rodovias, já atua na operação e administração das Linhas 4-Amarela [Luz – São Paulo Morumbi] e 5-Lilás [Capão Redondo – Chácara Klabin] do Metrô de São Paulo, e futuramente deve operar o monotrilho da Linha 17-Ouro [Aeroporto de Congonhas – Morumbi].

A CCR também participou de um chamamento público de aprofundamento de estudos para a Parceria Público-Privada – PPP das Linhas 8–Diamante [Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno] e 9–Esmeralda [Osasco-Grajaú], da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O atual governo trabalha para concluir a concessão das duas ferrovias.

Ação para barrar a concessão

A entidade quer impedir a licitação do meio de transporte, que será concedido à iniciativa privada por 20 anos, e move uma ação na justiça para barrar o processo. Os representantes dos trabalhadores afirmam ainda que o edital traz vantagens as empresas e prejuízos aos cofres públicos.

Já a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou em nota ao site Diário do Transporte, que o processo de concessão da linha 15-Prata está sendo realizado “de forma absolutamente lícita, seguindo todos os preceitos legais para realização de licitação pública”.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) ressalta que o processo de concessão da linha 15-Prata do Metrô de São Paulo está sendo realizado de forma absolutamente lícita, seguindo todos os preceitos legais para realização de licitação pública. É importante esclarecer que a disputa na modalidade internacional visa justamente ampliar a concorrência e que o ativo investido na construção da linha e na aquisição de trens não está incluso na concessão. Não se trata de privatização. Portanto, as alegações do Sindicato dos Metroviários são totalmente descabidas.”

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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