Placa de publicidade Metrô SP
Metrô SP

Painéis de publicidade começam a ser instalados no Metrô de São Paulo

Quem percorre o sistema metroviário de São Paulo, com certeza tem notado a instalação de novos painéis publicitários dentro de estações.

Após de ter sido instalado em locais de passagens mais básicos, a JCDecaux, empresa que já administra a publicação de anúncios em paradas de ônibus e faz a gestão dos relógios de rua em São Paulo, os novos painéis de publicidade passaram a ser instalados nas paredes ao lado das vias dos trens, obrigando a retirada de algumas faces da comunicação visual da Companhia. A instalação pode ser vista principalmente em estações como em Ana Rosa e Chácara Klabin.

Em Julho de 2018 na Estação Vergueiro, uma estrutura de publicidade instalada entre as vias da Linha 1-Azul se desprendeu, ocasionando a colisão de um trem com o painel, interrompendo a circulação dos trens por pouco mais de uma hora, até a retirada total do objeto.

A empresa JCDecaux é francesa e foi criada na década de 60 quando lá iniciou a comercialização de faces do mobiliário urbano para publicidade. Em 2017, venceu a licitação para gerir os espaços publicitários do Metrô. Segundo o site da Companhia, a concessionária “pagará R$ 375 milhões de remuneração e investimentos de outros R$ 20 milhões” e ficará “encarregada da instalação, operação, manutenção e gestão de espaços publicitários analógicos e digitais de um ativo com potencial correspondente a 29 mil m² em 142 trens e túneis, além de 4.650 m² das estações“.

A licitação envolveu todas as linhas administradas pelo Metrô de São Paulo (Linhas 1, 2 e 3), num total de 52 estações.

Sobre o autor do post

Rodrigo Lopes

Paulistano, formado em Logística e graduando de Tecnologia em Transporte Terrestre, sempre gostou de transportes e tudo o que envolve a mobilidade, transportes e planejamento urbano. Participa de projetos relacionados a preservação ferroviária, transporte não poluente e gestão pública. Criador do Boletim do Transporte em 2011, desde Abril de 2018, colabora com o Via Trólebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus