Quem percorre o sistema metroviário de São Paulo, com certeza tem notado a instalação de novos painéis publicitários dentro de estações.
Após de ter sido instalado em locais de passagens mais básicos, a JCDecaux, empresa que já administra a publicação de anúncios em paradas de ônibus e faz a gestão dos relógios de rua em São Paulo, os novos painéis de publicidade passaram a ser instalados nas paredes ao lado das vias dos trens, obrigando a retirada de algumas faces da comunicação visual da Companhia. A instalação pode ser vista principalmente em estações como em Ana Rosa e Chácara Klabin.
Em Julho de 2018 na Estação Vergueiro, uma estrutura de publicidade instalada entre as vias da Linha 1-Azul se desprendeu, ocasionando a colisão de um trem com o painel, interrompendo a circulação dos trens por pouco mais de uma hora, até a retirada total do objeto.
A empresa JCDecaux é francesa e foi criada na década de 60 quando lá iniciou a comercialização de faces do mobiliário urbano para publicidade. Em 2017, venceu a licitação para gerir os espaços publicitários do Metrô. Segundo o site da Companhia, a concessionária “pagará R$ 375 milhões de remuneração e investimentos de outros R$ 20 milhões” e ficará “encarregada da instalação, operação, manutenção e gestão de espaços publicitários analógicos e digitais de um ativo com potencial correspondente a 29 mil m² em 142 trens e túneis, além de 4.650 m² das estações“.
A licitação envolveu todas as linhas administradas pelo Metrô de São Paulo (Linhas 1, 2 e 3), num total de 52 estações.
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