Obras da estação Francisco Morato paralisadas | Foto: Diário da CPTM
CPTM

Obras na estação Francisco Morato são paralisadas

As obras da estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estão paralisadas, segundo informações apuradas pelo “Diário da CPTM“.

A modernização da parada que faz a interligação dos trens entre a Luz e o local, com o serviço até Jundiaí, começou em 2009, mas parou logo em seguida, em 2011. Já em 2016 a empresa fez uma nova licitação.

A Prefeitura da cidade de Francisco Morato disse ao site que foi pega de surpresa e que irá cobrar do Governo a continuidade dos trabalhos. .

Na sexta-feira, a construtora responsável desmobilizou os trabalhos no local da futura estação. O motivo seria falta de repasses do governo estadual à construtora.

Já a Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM disse que está em tratativas para liberação dos recursos.

Confira abaixo a nota do Governo do Estado de São Paulo:

As secretarias da Fazenda e Planejamento e de Transportes Metropolitanos estão em tratativas para liberação dos recursos necessários para os pagamentos às empresas responsáveis pelas obras.

É importante esclarecer que diante da frustração de receita/arrecadação, superestimada pela gestão anterior, o Governo do Estado, que completa 80 dias esta semana, se viu obrigado a fazer um contingenciamento de R$ 10 bilhões. O Orçamento de 2019, respeitando o prazo legal, foi enviado à ALESP em 30 de setembro de 2018 e a elaboração seguiu os parâmetros econômicos vigentes à época.

O contingenciamento, adotado pelo Poder Executivo e que preservou despesas essenciais à população (saúde, educação e segurança pública), é uma medida preventiva de gestão para manter o equilíbrio entre receitas e despesas e pode ser flexibilizado na medida em que o Governo apura as receitas arrecadadas, ou consegue substituir, no caso de obras, a fonte do Tesouro por fonte de operação de crédito.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus