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Metrô espera concluir atualização da antiga frota F da Linha 5 ainda neste semestre

O Metrô de São Paulo prevê a adequação de todos os trens da antiga frota F, agora chamada de série 500 fase I, ainda para este semestre. A informação é da Rede Noticiando.

As unidades estão recebendo equipamentos para operar no sistema de sinalização da Linha 5-Lilás [Capão Redondo – Chácara Klabin], atualizado em 2017.

De acordo com a publicação que ouviu o Metrô, responsável pelos trabalhos, e a ViaMobilidade, operadora do eixo metroviário, quatro trens tiveram o CBTC implantado, processo de comissionamento concluído e estão aptos à operação da ViaMobilidade. O texto diz ainda que a partir da entrega, cabe à concessionária determinar a utilização das composições.

Já a empresa pertencente ao grupo CCR afirmou ao portal que não recebeu “totalmente” os trens do Metrô, e que a frota 500 fase II, antiga frota P, da conta do recado.

Os trens da antiga frota F deixaram a Linha 5 depois que o sistema de sinalização CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, começou a ser usado no ramal em 2017.

A Frota 500 fase I é do modelo Metropolis e foi fabricada pela empresa Alstom entre os anos de 2001 a 2002, adquirida para compor a frota nova de veículos que prestariam serviços na linha recém-inaugurada a época.

Também em 2017, começaram a operar os trens da antiga frota P, cujo as 26 unidades foram produzidas pela Caf. Na ocasião os trens da frota F saíram de cena.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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