Os trens da Linha 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi] do Metrô de São Paulo operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada na manhã desta quinta-feira, 7 de março de 2019.
O motivo, segundo a companhia, é uma falha em uma composição na estação Portuguesa-Tietê. A pane teve início às 10h28. Por volta das 10h40, os trens da linha 3-Vermelha [Palmeiras Barra Funda – Corinthians-Itaquera] também tiveram restrições operacionais por conta da ocorrência na Linha 1.
A medida em reduzir a velocidade na Linha 3 quando há falha na Linha 1, e vice versa, é por conta da conexão das ligações metroviárias na estação Sé. Com a velocidade reduzida, é maior o acumulo de passageiros na plataforma, fazendo com que o Metrô “retarde” a chegada de mais usuários no local por questões de segurança.
Por volta das 11h06, a operadora informou que a circulação estava em processo de normalização.
Ainda pela manhã, uma outra ocorrência afetou a operação na Linha 1-Azul, quando um trem apresentou avaria na estação Ana Rosa por volta das 6h10 da manhã.
Passageiros relatavam lotação pelas redes sociais:
#tucuruvi #linhaazul nesse momento, plataforma lotada, metrô parado @SPSobreTrilhos @metrosp_oficial @Linha1Azul_ @Linha1Azul @L1Azul pic.twitter.com/TQQo4WWEa1
— Fabiola Cauduro (@FabiolaCauduro) 7 de março de 2019