O governador de São Paulo, João Doria, promulgou nesta semana a lei que cria a Nova Política de Mobilidade Metropolitana para o estado de São Paulo. O projeto de lei estabelece diretrizes de incentivo ao uso de novos meios de transporte e integração às redes que já atendem municípios das regiões metropolitanas paulistas.
As diretrizes propostas pela nova lei priorizam o uso urbano de meios de transporte não poluentes e que permitem compartilhamento, como patinetes, bicicletas dentre outros. O documento também reconhece a prioridade do transporte coletivo sobre o particular nas regiões metropolitanas.
A nova lei incentiva que novas startups sejam criadas e possam colaborar com estatais voltadas a mobilidade urbana para novos projetos de interesse público.
“Temos buscado maneiras mais eficientes e modernas para administrar os transportes metropolitanos e, consequentemente, aprimorar a mobilidade urbana. Essa nova lei vai nos ajudar no novo modelo de gestão pública que estamos implementando em São Paulo para melhorar o atendimento à população”, destaca o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.