A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM planeja uma compra de 65 novas composições no horizonte entre 2021 e 2025, segundo uma apresentação de investimentos onde o Via Trolebus teve acesso.
A nova frota serviria, segundo o documento, seria para a “Linha 9-Esmeralda até Varginha, extensão do Expresso Leste até Barra Funda e melhoria de oferta nas linhas”.
O forma de aquisição poderia ser mista, sendo parte adquirida por meio de financiamento, ou por Leasing, assim como o Metrô estuda a compra de novos trens, e a terceira alterativa uma Parceria Público-Privado – PPP nos moldes da compra dos trens da série 8000, da Linha 8-Diamante, com foco na prestação de serviços de manutenção e modernização.
Atualmente a companhia conta com trens da série 2100 que prestam serviços na Linha 10-Turquesa, e foram fabricados na década de 70, além de composições da série 1700, da década de 80, que rodam na Linha 7-Rubi. A operadora tem planos de reduzir o intervalos em seus ramais, abrindo espaço para entrada de novas composições.
Para tirar do papel, são previstos investimentos de R$ 1,02 bilhões até o ano de 2022, com foco na redução do intervalo entre as composições até 3 minutos. Atualmente no horário de pico, o tempo de espera nas plataformas varia entre 4 e 6 minutos, dependendo da linha.
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