Ônibus

Cidade do Reino Unido vai testar ônibus autônomos em tráfego misto

A operadora Stagecoach fez uma demostração de um ônibus autônomo em uma garagem de Sharston, em Manchester, nesta segunda-feira, 18 de março. Trata-se do primeiro ônibus autônomo produzido no Reino Unido.

O veículo de modelo Enviro com 11,5 metros de comprimento foi fabricado pela Alexander Dennis, e é equipado com o sistema de controle e sensor CAVstar da Fusion Processing. É dotado de radar, câmeras, ultrassom e navegação por satélite para detectar obstáculos e planejar o caminho ideal para o veículo.

O ônibus pode realizar se movimentar na garagem, como estacionar e entrar na lavagem, no nível 4 de autonomia, o que significa que o motorista deve permanecer a bordo.

Testes semelhantes estão sendo feitos em Edimburgo. Com início previsto para o ano que vem, serão testados cinco unidades Enviro200 operando na rota de 23 km pela Ponte Forth Road entre a estação ferroviária Edinburgh Park e a instalação Ferrytoll Park & ​​Ride em Fife. Neste cenário os coletivos vão rodar junto com os demais carros e ônibus, no entanto em uma faixa exclusiva de transporte público.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Cadastre-se em nossa newsletter!