CCR leva disputa de concessão do monotrilho da Linha 15-Prata

Foto de Sergio Mazzi
Foto: Sergio Mazzi

O grupo CCR levou a disputa na concessão do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô, após um leilão onde não houve concorrentes ocorrido na tarde desta segunda-feira, 11 de março de 2019.

Portanto, a CCR passa a controlar a terceira linha da rede metroviária paulista, depois da Linha 4-Amarela e 5-Lilás, e futuramente deve operar outro monotrilho, o da Linha 17-Ouro quando for concluído.

O grupo passa a operar o mesmo número de extensões da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, esta que por sua vez opera as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, e com a entrega do monotrilho da Linha 17, ultrapassará a companhia estatal.

A empresa também participou de um chamamento público de aprofundamento de estudos para a Parceria Público-Privada – PPP das Linhas 8–Diamante [Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno] e 9–Esmeralda [Osasco-Grajaú], da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O atual governo trabalha para concluir a concessão das duas ferrovias.

Sindicato diz que licitação era de cartas marcadas

O Sindicato dos Metroviários, em coletiva de imprensa, diz que a concorrência seria de “cartas marcadas” para que o Grupo CCR leve a disputa.

A entidade quer impedir a licitação do meio de transporte, e move uma ação na justiça para barrar o processo. Os representantes dos trabalhadores afirmam ainda que o edital traz vantagens as empresas e prejuízos aos cofres públicos.

Já a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou em nota ao site Diário do Transporte, que o processo de concessão da linha 15-Prata está sendo realizado “de forma absolutamente lícita, seguindo todos os preceitos legais para realização de licitação pública”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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