Assunção terá uma nova linha de Veículo Leves sobre Trilhos – VLT com 44 quilômetros de extensão que utilizará uma ferrovia existente operada pela Fepasa, mesmo nome de uma estatal que funcionou no Estado de São Paulo.
O eixo de transporte atenderá a estações intermediárias em Assunção, Puerto Botânico, Luque, Yukyry, Patiño e Areguá. A rota está prevista para transportar cerca de 150.000 passageiros por dia e os serviços serão operados por uma frota de 12 trens.
O Ministério das Obras Públicas e Comunicações do Paraguai anunciou em 12 de março que a construção custaria US $ 380 milhões.
Os seis grupos que pretendem participar do processo de construção e operação dos trens são:
- Benito Roggio Hijos Argentina, Benito Roggio Hijos Transporte, Benito Roggio Hijos Paraguai e Hyundai Rotem;
- Sacyr Concesiones (Espanha), Renfe Operadora e Alstom;
- Bombardier European Holdings;
- Stadler Rail Valencia, Torres Chamber Works (Espanha), Tecnoedil Constructora (Paraguai), FCA (Bolívia) e FGV (Espanha);
- Concessões OHL, OHL Construcciones, Sky Investment (Panamá) e CAF;
- Transmashholding Argentina, RZD International, AO Tsentralnaya (Russia).