Trens Regionais

Vereadores de Piracicaba querem inclusão da cidade em Trem Intercidades

Vereadores de Piracicaba querem a inclusão da cidade no projeto de Trem Intercidades. Um documento assinado por 23 parlamentares pedem ao governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), e ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a solicitação.

Na carta é lembrado que desde 2013, ainda na gestão Geraldo Alckmin (PSDB), o governo paulista tenta viabilizar o projeto.

“Apelamos para que o município de Piracicaba seja inserido nesse projeto, visto que possui as condições adequadas e grande demanda para esse serviço. É uma das economias mais fortes do interior paulista, com excelente desempenho dos setores industrial, comercial e de serviços, sendo referência de desenvolvimento no Estado de São Paulo”, diz o texto.

Atualmente o governo formata o cronograma de implantação e está sendo buscado recursos em fundos internacionais. O trecho prioritário. Piracicaba fica um pouco mais de 60 km de distância de Americana.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Os vereadores estão mais que certo, tem que lutar por isso mesmo. Aliás, hoje sou morador de Rio Claro, e há boatos que tal solicitação também ocorra por aqui.

    • A vinte anos atrás ainda tinha trem, o abandono e destruição é recente. A cidade de Piracicaba aproveitou a ferrovia abandonada e utilizou o leito para outros fins. Fez avenidas e parque. Diferente da vizinha Santa Bárbara que manteve o leito ferroviário. Aí agora sente os resultados de uma politica rodoviarista na cidade.

  • Só esqueceram de falar que os trilhos que cortam a cidade viraram avenidas e a estação virou um parque linear mesmo que sem autorizacao da uniao. Ou seja, não sobrou nada para o trem trafegar, ao contrário de outros municípios vizinhos que preservaram toda a malha ferroviária.

    • Disse tudo Ivan!
      A própria cidade de Piracicaba se apropriou indevidamente do leito ferroviário que estava sem tráfego, ao invés de lutar para o seu uso como ferrovia ou até VLT. E agora querem cantar de galo.
      Vão passar o trem por onde? Vão demolir o parque e recolocar os trilhos? Srs. Vereadores, falar é fácil. Fazer abaixo assinado também… Quero ver ações!
      Piada isso aí viu.

  • Querer todo mundo quer. Ajudar com VERBAS ninguém se propõe. Ai fica dificil deixar tudo nas costas do ESTADO.

    Só vai TER a estação se tiver DEMANDA e VIABILIDADE financeira para tal. Sem ajuda federal e municipal fica dificil…

    A prioridade é para as cidades que tem mais demanda e são mais próximas da capital.

    • O amigão aí poderia me dizer qual dinheiro o Estado usa? É o nosso dinheiro, amigo! Ou o Estado de SP agora tem Casa da Moeda também? Então, seria melhor o enrolador Doria pegar esse dinheiro e cumprir logo que ele prometeu.

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!