CPTM

Trem anda sozinho na estação Jundiaí, da CPTM

Um trem da série 1100 “andou sozinho” nas proximidades da Estação Jundiaí, segundo informações do “Diário da CPTM“. A composição 1118 não presta mais serviços, e esta sendo desmanchada.

Segundo a CPTM informou ao portal, o trem “andou poucos metros”.

“Na última segunda (18/02), um carro desativado da série 1100 deslizou poucos metros em via não operacional, durante desmontagem pela empresa ganhadora do leilão. O carro, que estava guardado no pátio de Jundiaí, foi contido imediatamente pela equipe que estava no local. Ressalta-se que esses trens estão fora de operação e são colocados para leilão. Até a sua retirada, ficam guardados em locais monitorados, sem tráfego de outras composições e com segurança.”, diz nota da operadora.

1118 e o acidente em Perus

O trem em questão já foi envolvido em outro episódio notável. Em 28 de julho de 2000, dois trens se chocaram na Estação Perus da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Às 21h15 da sexta-feira, a composição da série 1100, vinda do Jaraguá com destino a Francisco Morato, estacionou na Estação Perus devido à falta de energia. Uma outra composição da série 1700, que estava estacionada na mesma linha pelo mesmo motivo. O trem que já havia sido esvaziado, perdeu os freios em um trecho de descida, percorreu 5,5 quilômetros em oito minutos e colidiu com o trem estacionado na estação Perus. O acidente deixou nove mortos e 115 feridos.

Confira reportagem da época:

Confira fotos:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Algum trem da série 1100 foi guardada para preservação?

    Tomara que sim, já que se trata de um verdadeiro marco não só na história de SP mas do Brasil também.

  • Guardado e com segurança??? MENTIRA DESLAVADA! Os trens estão largados e todos foram depenados aos poucos por ladrões e viciados. Da ate do ver tantas composições destruidas antes da estaçao Jundiai.Uma pena.

  • Vamos a um esclarecimento pois a historia de Perus está mal contada:
    No dia dos fatos a composição 1103/1118 (J118) estava estacionada na estação Perus devido a falta de energia, o que afetou boa parte do trecho quando a composição da serie 1700 (1740) perd3u os seus freios e desceu desgarrado para Perus, ate que veio a colidir com o carro 1103/1203/1303, e afetou o carro 1318. As composições 1103-1203 foram completamente destruídas, sobrando somente o carro 1303 com avarias graves, o carro 1318 foi substituido por um carro baixado da antiga serie 401, na época o 1118 era virado sentido morato, depois foi acoplado com o 1115, e tempos depois o trio do 1118 foi virado sentido Luz, permanecendo assim até a sua baixa.

Publicidade

Anúncios