VLT

Sem previsão de Metrô a curto prazo, Guarulhos se movimenta para ter VLT

Sem previsão de que o Metrô atenda a cidade de Guarulhos a curto prazo, a segunda maior cidade do estado de São Paulo em número de habitantes se movimenta para ter o seu transporte sobre trilhos.

Confira nosso 39º vídeo no canal do Via Trolebus no YouTube:

YouTube video

No final do ano passado, a Prefeitura da cidade e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) firmaram um protocolo de cooperação para a implementação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

A intenção é de que ainda no primeiro trimestre de 2019, sejam apresentados um estudo de pré-viabilidade do meio de transporte.

Nos próximos meses devem ser identificados os principais corredores de alto tráfego do município, a relevância de um sistema de transporte em via exclusiva para atender aos problemas de mobilidade e de acessibilidade da cidade. O estudo deve mostrar também um primeiro traçado possível, entre outras ações.

Mas, imagens reveladas por em stories no Instagram de usuários ligados a prefeituras revelam que um possível atendimento do VLT a regiões importantes como o Bosque Maia e o Aeroporto de Guarulhos.

O projeto não é novo, e na última década, notícias sobre o futuro meio de transporte ganharam destaque na mídia local, e em páginas que cobrem o setor de mobilidade.

Além deste VLT, existe um outro estudo que contempla um eixo de transporte entre a cidade e a região do ABC. É a linha 14-ônix, cujo o estudo está a cargo da CPTM.

A linha 14 deve ligar Guarulhos até a Linha 10-Turquesa em Santo André. A localização e o número de estações da futura ligação, no entanto, só serão definidos após a realização dos projetos básico e executivo, sem prazo de execução. A estação em Guarulhos, segundo o estudo funcional, seria a de Guarulhos-Cecap, em conexão com a Linha 13-Jade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus