VLT

Sem previsão de Metrô a curto prazo, Guarulhos se movimenta para ter VLT

Sem previsão de que o Metrô atenda a cidade de Guarulhos a curto prazo, a segunda maior cidade do estado de São Paulo em número de habitantes se movimenta para ter o seu transporte sobre trilhos.

Confira nosso 39º vídeo no canal do Via Trolebus no YouTube:

No final do ano passado, a Prefeitura da cidade e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) firmaram um protocolo de cooperação para a implementação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

A intenção é de que ainda no primeiro trimestre de 2019, sejam apresentados um estudo de pré-viabilidade do meio de transporte.

Nos próximos meses devem ser identificados os principais corredores de alto tráfego do município, a relevância de um sistema de transporte em via exclusiva para atender aos problemas de mobilidade e de acessibilidade da cidade. O estudo deve mostrar também um primeiro traçado possível, entre outras ações.

Mas, imagens reveladas por em stories no Instagram de usuários ligados a prefeituras revelam que um possível atendimento do VLT a regiões importantes como o Bosque Maia e o Aeroporto de Guarulhos.

O projeto não é novo, e na última década, notícias sobre o futuro meio de transporte ganharam destaque na mídia local, e em páginas que cobrem o setor de mobilidade.

Além deste VLT, existe um outro estudo que contempla um eixo de transporte entre a cidade e a região do ABC. É a linha 14-ônix, cujo o estudo está a cargo da CPTM.

A linha 14 deve ligar Guarulhos até a Linha 10-Turquesa em Santo André. A localização e o número de estações da futura ligação, no entanto, só serão definidos após a realização dos projetos básico e executivo, sem prazo de execução. A estação em Guarulhos, segundo o estudo funcional, seria a de Guarulhos-Cecap, em conexão com a Linha 13-Jade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Guarulhos é uma daquelas cidades que merecem muito mais do que 2 miseras estações. Não conheço a fundo a cidade, mas creio que a mobilidade urbana dela não seja das melhores.

  • Boa Guarulhos. Transporte bom é transporte sobre trilhos. Enquanto isso a câmara municipal de SP fica discutindo a adoção de diesel mais limpo como se fosse grande coisa. Em São Paulo existe uma máfia dos transportes que não deixa que a cidade liberte-se dos poluentes e barulhentos ônibus.

    • Os politicos de Guarulhos fazem de tudo para que a construção de veiculo sobre trilhos não aconteça na Cidade.
      E os de São Paulo Também, é o famoso conchavo político.
      Lamentavel, mas Podemos fazer algo para Por que as coisas aconteçam com mais agilidade e Transparência, vamos nos unir nas redes sociais estamos em outra era.

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Linkedin – A Máquina de Empregos

Cursinho para Enem

Cadastre-se em nossa newsletter!