A empresa Malásia Scomi desistiu de produzir trens do monotrilho para a Linha 18-Bronze [Tamanduateí-Djalma Dutra] segundo o que disse o presidente do consórcio VemABC – Vidas em Movimento, Maciel Paiva.
Segundo Maciel, já há negociações com fabricantes internacionais para o fornecimento dos trens. “Há várias possibilidades de fornecedores que possam atender aos nossos projetos. Já estamos conversando com alguns deles. Podem ser empresas de forma isolada como também a formação joint ventures. Essa é a flexibilidade da PPP. Se uma das partes não pode cumprir o que está estabelecido no contrato, nós da iniciativa privada podemos providenciar com muito mais facilidade um substituto”, disse o presidente do consórcio.
A fabricante também desistiu de produzir monotrilhos para a Linha 17-Ouro. Em 2016, a empresa anunciou que construiria uma fábrica em Taubaté, no interior de São Paulo, para a produção do material rodante. No entanto, os galpões não saíram do chão.
O mercado, entretanto, pode oferecer opções a Vem ABC. Empresas como a BYD, que vai produzir trens para a Linha 17, a Bombardier que produziu trens para a Linha 15-Prata, além da Hitachi e a CRRC podem ser a substituta da Scomi no projeto.
Mas, a troca de fornecedor é o menor dos problemas, já que a Parceria Público-Privada – PPP com o Vem ABC foi assinado em 2014 e até hoje as obras não começaram, depois que o governo estadual teve problemas em obter financiamento para desapropriações. Existem relatos até de troca do meio de transporte para BRT ou VLT. Todavia Maciel Paiva afirma que “não tem como o monotrilho do ABC não sair”.
Com as informações de Diário do Transporte
Lendo declarações do Bady e do presidente do Metrô vejo uma clara intenção de troca de modal. O que seria um erro gigantesco, seria patético considerarem um BRT ou até mesmo um VLT como a solução para a Linha.
Melhor quer Monotrinho Abc
Pessoal não quer esse BRT e VLT aqui ABC não fica legal
Várias cidades do mundo investindo em sistemas cada vez mais evoluidos, e na maior cidade da America Latina, temos que nos contentar com monotrilho pra não ter que ficar com BRT. Sem paciência com PSDB mais.
Melhor quer Monotrinho Abc
Pessoal não quer esse BRT e VLT aqui ABC não fica legal
O melhor e metro. Mas infelizmente a incompetência das autoridades não vão comprir
vai continuar a mesma ladainha passa o tempo e o ABC está atrasado cada vez mais na sua mobilidade .
Governadores fracos não são capazes de administração. Passa tudo pra iniciativa privada com exploração de 100 anos com aconteceu nas ferrovias do século passado pois funcionam melhor.
Tem que ter monotrilho no ABC, ridiculo querer trocar de modelo agora. O trolebus lah demora muito e para em sinais, eh um inferno!!! Espero que mantenham a opcao em trilho para o ABC!!!
Eu que já fui nos trolebus. Não da pra fazer outra metra não estamos mais nos anos 70 e 80 qd foi construído.
Já sei o que vai acontecer vão pintar uma faixa e depois vão fazerv umas faixas de concreto pra ónibus passar e o que vai acontecer.
O BRT já não é solução nos grandes centros, mesmo o BRT de Curitiba, que é um exemplo para o mundo, hoje já está saturado e superado.
Eu acredito que deveria usar o monotrilho da linha 15 , pois já tem e deveria ter um padrão … Por ser um sistema novo, deveria uma empresa só fabricar os carros , pois poderiam locar um carro de uma linha pra outra.