Mobilidade Urbana

Prefeitura de SP vai fechar o minhocão e transforma-lo em parque

O Elevado João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, será desativado. A decisão é da prefeitura de São Paulo em suprimir a ligação do centro à zona oeste de São Paulo, formando o eixo leste-oeste. No lugar, será construído um parque suspenso.

A administração municipal diz que a modificação será dividida em três etapas, com implantação de obras de acessibilidade, segurança e criação do parque linear e regramento específico para o entorno.

Nos meses de fevereiro e agosto deste ano serão ajustados estruturais, como a iluminação (pontos de conexão), o projeto viário e o transporte público, além da implantação dos acessos.

Já a instalação do Parque, será iniciada no segundo semestre deste ano, com previsão de conclusão até dezembro de 2020.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • A gestão Covas, ignora completamente (como Doria também ignorava) o que está dito no Plano Diretor, que determina debate com a população paulistana, em especial, com os moradores do entorno.

  • Sempre achei que o Minhocão deveria dar lugar a um monotrilho bem lindão, numa integração com Palmeiras-Barra Funda, mas acredito que as pilastras de sustentação do elevado, que nem sequer foi pensado para isso, não aguentariam o peso dos trens, e nem sei se o solo da região central possui espaço vago para instalação de pilastras adequadas ao modal… Também é/seria inviável 1) por causada crise financeira, que torna absurdo esse investimento; 2) Palmeiras-Barra Funda é uma estação bem movimentada por si só, não precisa, necessariamente, de mais gente.
    A longo prazo poderiam pelo menos fazer um estudo de viabilidade… Parece uma substituição bem mais útil que a porcaria de um parque elevado só porque é modernete – essa cidade já tem parques demais (106), não precisa de novos, ainda mais se for para deixá-los às traças.

  • é uma boa idéia, mas dá p/ melhorar: poderiam deixar 1 faixa pelo menos p/ os ônibus passarem, cortando assim os cruzamentos e faróis, priorizando o transporte público

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Linkedin – A Máquina de Empregos

Cursinho para Enem

Cadastre-se em nossa newsletter!