Monotrilho

Monotrilho apresenta falha em mais de um terço dos dias do mês de janeiro

Falha no sistema elétrico, equipamento de via, e até falta de energia. O passageiro do monotrilho de São Paulo tem encontrado dificuldades no uso do meio de transporte aéreo.

No mês de janeiro de 2019, em 31 dias de operação, em pelo menos 13 deles, a Linha 15-Prata teve restrições na operação. A informação foi apurada pelo portal Via Trolebus com base nos dados na ferramenta Direto do Metrô, em que a companhia informa as panes.

Em um dos dias, no dia 10 de janeiro, o monotrilho precisou ser fechado. Segundo a empresa, devido a “falha no Sistema de Controle de Trens”, parte da linha que liga a Vila Prudente e Vila União ficou fechada.

Leia também:

O Metrô, por sua vez, diz que operação do meio de transporte é complexa, e que panes não afetam a segurança.

“Por ser o monotrilho um novo meio de transporte, inédito em São Paulo, a Linha 15- Prata tem apresentado complexidades em sua operação. Vale ressaltar que nenhuma das falhas registradas recentemente, sejam as apresentadas pelo sistema de alimentação elétrica ou as originadas em equipamentos de via, trouxe riscos à segurança dos usuários. No trecho entre as estações São Lucas e Vila União, que passou a funcionar de 4h40 até meia- noite a menos de um mês, as equipes que fazem os serviços de manutenção programada estão atuando continuamente para evitar as falhas técnicas que afetem a circulação dos trens. Quando as falhas acontecem, as equipes de manutenção corretiva passam a atuar imediatamente e o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que oferece viagens gratuitas de ônibus paralelas ao trecho da linha com problemas operacionais, é acionado para dar alternativa aos passageiros.”, diz nota da companhia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus