Trens Regionais

Argentinos querem trem movido a energia solar do norte do país até o Peru

Em obras desde fevereiro de 2018, a via férrea do “Tren de la Quebrada“, na província de Jujuy, na Argentina deve receber o primeiro trem turístico da América Latina movido a energia solar.

Em agosto deste ano, a composição prestará serviços entre Volcán e Maimará, em uma rota de 20 quilômetros no norte argentino.

Mas a Cámara Nacional de Turismo del Perú tem planos de operar o trem entre a província de Jujuy, no noroeste da Argentina a Cusco, no Peru. O trem deve cortar a Bolívia. O plano é ambicioso, já que as localidades ficam mais de 1.500 km de distância uma das outras.

Por hora, o sistema testará a composição em uma escala menor, em um trem com dois vagões, sendo um motorizado, com uma capacidade aproximada de 240 passageiros. Por ser um trem turístico, desenvolverá uma velocidade de apenas 30 quilômetros por hora. A viagem de Volcán a Maimará será feita em cerca de três horas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus