O sistema de trens da Trensurb, na região metropolitana de Porto Alegre, vem perdendo passageiros. Desde 2015, o número de passageiros transportados vem sendo reduzido. No ano passado foram 51.751.903 usuários, 3,3 milhões a menos do que em 2017, quando 55.056.632 passageiros foram transportados.
Não existe um concesso por parte de especialistas sobre a queda no número de usuários, mas o aumento na tarifa pode dar pistas para o cenário atual. Em fevereiro de 2018, custava R$ 1,70, passou para R$ 3,30, representando um aumento de 94%.
Segundo reportagem do jornal “Zero Hora“, a Trensurb atribuiu a queda a crise econômica. “As viagens obrigatórias, principalmente por motivo de trabalho e estudo, são diretamente afetadas pela desaceleração da economia, uma vez que nessas épocas aumenta o desemprego”, afirmou a Trensurb ao jornal.
A Trensurb,em 2010, apresentou ao Conselho de Administração justificativas para comprar 15 trens. A principal é que a demanda iria aumentar o que evidentemente não ocorreu. Foram justificativas baseadas em estimativas não científicas. Conclusão foi uma compra desnecessária.
Observem o cálculo realizado para convencer o Conselho a comprar os trens:
“Observando a demanda entre 2003 e 2011 houve um acréscimo de 17%, estima-se que entre 2011 e 2015 o acréscimo de demanda seria de 27%.”
Convenhamos, a estimativa seria, que em 4 anos duplicaria a demanda em relação a oito anos estudados.
O Governo Federal deve passar para a iniciativa privada todas as Linhas da Transurb e deixar sobre controle dos Estados. O Governo da Bahia privatizou o Metrô de Salvador e pelo que acompanhamos no Via Trolebus, está indo bem.