Rio conclui renovação da frota de trens

O Governo do Estado do Rio de Janeiro recebeu nas últimas semanas seu último trem novo, sendo o sexto da série 5000. A composição foi fabricada pela Alstom e conta com oito carros. Com a chegada, a frota da SuperVia está renovada e a idade média dos trens é de 13 anos.

O trem da série 5000 tem capacidade de transportar até 2.600 passageiros, é equipado com ar-condicionado, espaço para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, câmeras internas e externas, dispositivo de comunicação de emergência e bagageiros, além de monitores de LCD e painéis eletrônicos indicativos de próxima estação e lado do desembarque.

A renovação da frota começou em 2012, com a entrega de 30 trens chineses. Já em 2014, outras 70 composições, também da China entraram para operação, totalizando 100 novos trens. A concessionária, com recursos próprios, modernizou 32 composições, incluindo a instalação de ar-condicionado.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.