Tarifa

MPL marca 1º protesto contra aumento na tarifa de ônibus em SP

O Movimento Passe Livre – MPL deve realizar o primeiro protesto contra o reajuste na tarifa dos transportes na capital paulista. Segundo página do movimento no Facebook, a manifestação deve ocorrer no próximo dia 10 de janeiro de 2019, na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo, às 17 horas.

Até o fechamento desta postagem, eram 2,8 mil pessoas confirmadas no evento e outras 7,4 mil interessados.

O MPL ganhou visibilidade em 2013, quando convocou protestos contra o aumento na passagem. Na época, o movimento era contra o reajuste de R$ 3,00 para R$ 3,20. Naquele ano, foram registradas a maiores manifestações, no ponto de vista de volume de pessoas, e dezenas de cidades, incluindo São Paulo, reduziram as tarifas. Nos anos seguintes, o movimento convocou novos atos, porém com menor repercussão.

O grupo foi fundado em janeiro de 2005 durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre, a partir de grupos e coletivos que reivindicavam o passe livre estudantil em várias cidades brasileiras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus