CPTM

Fim da baldeação em Guaianazes

O Governo Estadual deve eliminar a baldeação na Estação Guaianazes, da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Confira nosso 28º vídeo do canal Via Trolebus no YouTube:

Atualmente o passageiro que se desloca da região do Alto Tietê para a capital paulista, pela Linha 11-Coral, precisa trocar de trem em Guaianazes. Apenas em alguns horários, as composições operam direto, entre a Luz e Estudantes na cidade de Mogi Das Cruzes.

Segundo informações do site Metrô/CPTM, em fevereiro devem começar os testes com trens diretos no horário de vale, e em abril, o Expresso leste funcionária em todo o horário de operação entre a Luz e Estudantes.

A mudança já vinha sendo estudada pela CPTM. Na verdade, desde a década passada se falava no fim da baldeação. A parada é pequena demais para o fluxo de passageiros que recebe todos os dias.

Um dos feitos para tornar realidade a reivindicação de 220 mil passageiros que circulam entre Guaianazes e Estudantes, foi a aposentadoria dos trens da série 4400, fabricados nos anos 60.

Outra promessa era a chegada do Expresso Leste na estação Palmeiras-Barra Funda. Mas a medida não é prioritária para a companhia.  Há quem diga que a existência do Pátio da Luz torna inviável o plano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Se a linha 11 chegasse na barra funda seria interessante montar um esquema onde uma plataforma serve apenas para desembarque, uma para embarque para Guaianazes ( horário de pico) e outra para embarque para estudantes ( todo o horário). Assim dá pra separar melhor o fluxo e tentar identificar os animais que tumultuam o embarque.

  • Antes de mais nada cadê os trilhos na estaçao de Suzano. Nem colocaram e já tão prometendo em abril e piada .Terminem o lado que está sem funcionar.
    Ai depois vcs uma obra demorada dessas.
    Coloquem pra funcionar a plataforma desativada.

      • Deveria ser, o trajeto mais adequado para a Linha 11 para minimizar os prejuízos que a Linha 11 dá à CPTM num trecho de baixa demanda deveria prever a baldeação por lá para trens com menos carros, pois após Suzano os trens andam quase vazios e mesmo nos picos não têm uma lotação tão grande assim. Quanto à expansão até Barra Funda, seria mesmo o ideal porque isso desafogaria o trecho central da própria CPTM e da Linha 03 do Metrô, eu não acho que o pátio interfira nisso.

    • É a Integração Centro, que só ficou no papel… Com as Linhas 7, 8, 9 e 11 atendendo Palmeiras-Barra Funda, Luz e Brás… Existem Plataformas para isso, mas nada até agora…

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!